Licenciamento 2023 SC: Valor, Tabela, Consulta e Pagamento

O Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina exige que todos os proprietários de veículos desta região cumpram com suas responsabilidades tributárias para continuar circulando por qualquer via nacional. Sendo assim, estar em dia com o Licenciamento 2023 SC, favorecerá uma série de vantagem para estes indivíduos.

Sabendo deste detalhe, preparamos um artigo completo para descrever as principais dicas sobre o Licenciamento 2023 SC que você precisa ter em mente, desde valores, tipos de pagamento, calendário, consulta e muito mais!

Licenciamento 2023 SC
Licenciamento 2023 SC

Licenciamento 2023 SC

É através do licenciamento 2023 SC que você alcança a autonomia necessária para usufruir de seu veículo terrestre em qualquer local do brasil, porém neste artigo trataremos apenas das regras destinadas aos veículos registrados no estado de Santa Catarina, partindo do pressuposto que há diferenciações diretas para com as demais regiões brasileiras.

Ao arcar com todos os seus débito provenientes deste tributo em harmonia com as contribuições do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o DPVAT 2023 (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), você finalmente alcançará seu objetivo que é estar protegido e regular para transitar por vias terrestres com seu automóvel.

Neste contexto, é possível pagar uma pequena taxa e assim emitir o seu CRLV (Certificado de Registro e o Licenciamento 2023 SC), todavia a versão física já não é mais tão buscada.

Assim, há esforços do Detran SC para que cada vez mais os cidadãos deste estado busquem pelo documento em sua forma virtual que é chamada de CRLV-e.

O download pode ser feito pelas principais lojas de aplicativos (Play Store ou Apple Store). Deste modo, você pode acessar tais informações online através de um smartphone ou tablet que apresente um sistema operacional Android ou iOS.

✅ Confira também o valor da taxa de licenciamento para:

Valor Licenciamento 2023 SC

O licenciamento 2023 veicular em Santa Catarina segue um padrão parecido com os demais estados brasileiros quanto ao valor cobrado pelo Detran.

Logo, os catarinenses que possuem automóveis em seu nome terão que arcar com um débito de R$100,00. Isso faz com que tal tributo não seja considerado como muito caro.

Por outro lado, tenha uma atenção aos demais requisitos que o Detran SC define anualmente. Para tanto, busque por respostas neste site: https://www.detran.sc.gov.br/.

Tabela Licenciamento 2023 SC

É natural que dúvidas surjam acerca deste tributo, ainda mais quanto as novidades decorridas nos últimos anos ou por parte de quem vai contribuir pela primeira vez.

Apesar deste detalhe, apresse-se em conferir a Tabela Licenciamento 2023 SC, pois nela estão descritos todos os pontos provenientes deste imposto, desde valores, possibilidades de parcelamento e o cronograma de datas para cada veículo, sendo ordenado pelo último número da placa veicular.

Com tais informações, você cumpre todos os seus deveres legais para com os veículos registrados em seu nome e evita os seguintes problemas ao ser autuado:

  • Apreensão veicular;
  • Multa de R$ 293,00;
  • 7 pontos na CNH;
  • Etc.

Consulta Licenciamento 2023 SC

Na consulta do licenciamento 2023 SC você fica por dentro de diversas informações imprescindíveis acerca deste tributo como também de seu documento CRLV ou CRLV-e. Veja como prosseguir:

  1. Acesse o portal do Detran SC: https://www.detran.sc.gov.br/;
  2. Para logar no sistema, utilize o número de CPF, RENAVAM e placa veicular;
  3. Complete a seção de segurança em “Não sou um robô”;
  4. Ao adentrar no portal, selecione “Veículos” e depois “Licença Veicular”;
  5. Na aba “Consultar” você confere todos os dados desejados e pronto!
  6. Repita este procedimento quantas vezes julgar necessário.

Obs.: apesar de seu um processo bastante interativo, o Detran SC ainda não dispõe de um aplicativo pertinente para este tipo de consulta.

✅ Veja ainda como consultar a taxa para os estados abaixo:

Pagamento Licenciamento 2023 SC – Data

Para completar o pagamento do licenciamento 2023 SC você precisar estar adequado ao boleto correto. Ou seja, cabe a você procurar pela guia de pagamento, já que a mesma não é mais enviada pelos Correios como acontecia antigamente.

Tenha cautela para saber se a guia que você possui é de fato a mais atual para evitar qualquer tipo de problema futuro. Porém, se você precisa deste boleto de modo rápido, siga o nosso manual e não tenha mais questionamentos:

  1. Em primeiro lugar, dirija-se até o site https://www.detran.sc.gov.br/;
  2. Faça um login conforme ensinamos anteriormente, e avance;
  3. Nesta fase, procure por “Pagamentos” e em seguida por “Guia de Pagamento”;
  4. Confira as informações e clique em “Emitir”;
  5. Com a guia digital em mãos, complete o pagamento pelo internet banking ou qualquer outro aplicativo bancário.
  6. Se preferir, faça a impressão do boleto e vá pessoalmente até uma lotérica para pagá-lo.

No caso de licenciamentos atrasados ou inadimplentes, uma nova guia terá que ser solicitada, para que a mesma já venha com os respectivos juros e a multa resultante.

Incontáveis bancos desta região também estão preparados para receber tais pagamentos. Veja quais são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Unibanco;
  • Banco do Brasil;
  • SICOOB;
  • Bradesco.

✅ Não deixe de conferir outros estados da região Sul:

IPVA 2023 SC

Se você também precisar cumprir com o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor em 2023 no estado de Santa Catarina, entenda que o processo assemelha-se bastante com a licença veicular.

Partindo deste pressuposto, aproveite para fazer um pagamento conjunto com o DPVAT, garantindo assim uma fácil adequação ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Valores

Neste caso, os valores são definidos em função de cada modalidade veicular:

  • Alíquota de 2% – utilitários, motor homes e carros de passeio;
  • Alíquota de 1% – outros veículos terrestres que não se adequem ao grupo acima.

Enquanto isso, para consultar as datas, possibilidades de parcelamentos e demais informações pertinentes ao IPVA 2023 SC, também será necessário utilizar-se do portal oficial do Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina e fazer uma consulta com o ordenamento padrão definido pelo último número da placa de seu automóvel.

Como pagar

Para pagar o seu tributo, utilize de postos oficiais de atendimento ou ainda de lotéricas e agências bancárias. Outra novidade consiste no pagamento 100% virtual via Apps bancários. Assim, você quita o seu débito com o máximo de conforto e otimizando o seu tempo.

No demais, para qualquer tipo secundário de consulta, pagamento ou solicitação junto ao Detran de Santa Catarina, tenha sempre em mãos a placa do seu veículo, RENAVAM e a identificação de seu CPF.

5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *